EVENTO GRATUITO

Como a indústria está colaborando para melhores resultados e quais tecnologias estão sendo adotadas pelos principais players?

Os núcleos tecnológicos da Technology Hub Brasil serão o foco dos debates sobre implementação nas plataformas verticais de negócios, abordando o avanço e a implementação da IOT, RPA, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada & Virtual, AI, 5G, Machine Learning, Impressão 3D e demais tecnologias disruptivas.

Prepare-se para imergir no presente e futuro do universo das tecnologias disruptivas que estão mudando o mundo.

Veja como estão mudando a sistemática dos negócios, desde o planejamento até a execução.

PROGRAMAÇÃO DIA 1

  • 17/09/2019 – 14h00 às 14h50
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO / GS1 BRASIL
  • TEMA: AUTOMAÇÃO / RFID

A automação é um sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano.

A RFID é uma tecnologia que, através da frequência de rádio, captura informações de pessoas e objetos armazenadas em microchips. Essa tecnologia pode ser comparada ao código de barras, mas em vez de barras, a RFID utiliza as chamadas tags (etiquetas em inglês) contendo as informações a serem identificadas.

Palestrantes

FIT – Flextronics – Instituto de Tecnologia

Fundado em 2003, o FIT – Instituto de Tecnologia é uma organização sem fins econômicos, de abrangência nacional, credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Marcio Muniz

Diretor de RFID da CCRR.

Alexandre Santos

RAIN RFID Sr. Solutions Engineer for Latin America at Impinj.

Arquiteto/Desenvolvedor de Software com experiência em desenvolvimento Web, Middleware, Backend, RFID, suporte ao cliente, gerenciamento de times, requisitos, gerência de configuração e deployment em ambientes de produção.

Especialista em RFID e Metodologias Ágeis e também trabalha como Consultor para Infra de TI e Segurança da Informação.

  • 17/09/2019 – 15h00 às 15h50
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INTERNET INDUSTRIAL / ABII
  • TEMA: INTERNET INDUSTRIAL 

A crescente inclinação das fábricas para melhorar o processo de fabricação – incluindo a Internet das Coisas Industrial (IIoT) em seu ecossistema –  está levando à maior demanda da tecnologia. A IIoT auxilia na manutenção preditiva de ativos, permitindo economias em relação a reparos programados, reduzindo os custos gerais de manutenção e eliminando interrupções. A IIoT testemunhará um aumento de demanda porque as tecnologias de fabricação digital oferecem imensos benefícios aos fabricantes, com a cadeia de suprimentos conectada e permitindo a personalização, flexibilidade e conformidade aos regulamentos.

Palestrantes

Gustavo Gattass Ayub

Sr Product Marketing Manager – MICROSOFT

Tema: ”Transformação Digital e Industria 4.0”

José Rizzo

CEO – Diretor Presidente da POLLUX

Tema: ”A Internet Industrial Avança no Brasil”

Bruno Lupetti

Gerente Regional Pepperl+Fuchs

Tema: ”Sensores Smart, un dos pilares da Industria 4.0”

  • 17/09/2019 – 16h00 às 16h50
  • XRBR l HUB BRASILEIRO DE X-REALITY 
  • TEMA: REALIDADE VIRTUAL (RV) & REALIDADE AUMENTADA (RA)

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são tecnologias que estão inseridas no contexto da transformação digital pela qual todos os setores, mercados e empresas estão passando. Juntamente com outros aceleradores de inovação (robótica, AI, big data e wearables), as tecnologias imersivas podem gerar eficiências, transformar setores estabelecidos e criar novas oportunidades de negócios.

Nesse painel, especialistas do XRBR (associação que representa o segmento no Brasil) irão apresentar um overview do mercado, discutir tendências e falar das oportunidades de um mercado que cresce de forma acelerada e projeta faturamento de +200 Bi de dólares para os próximos 3 anos.

Palestrantes

Flavio Mayerhofer

Fundador do Studio XR e Diretor Executivo do XRBR. Realizador XR com mais de quatro anos de experiência em realidade virtual, especialista em fotografias e filmes 360°. Atuante há mais de 20 anos em tecnologia e audiovisual com projetos realizados com grandes empresas, tais como: HBO, ESPN, Petrobras, Mclaren, Claro, Serasa, L’Oréal, Accor Hotels. Flavio dedica-se à conexão dessas novas tecnologias com o mercado contemporâneo.

Leonardo Ferro

Economista com especialização em finanças. Empreendedor dos segmentos de produção de conteúdo e tecnologia (Brasil e Europa). Experiência de 8 anos atuando no mercado financeiro (BTG Pactual), CPA-20 pela Anbima e membro do conselho fiscal do XRBR.

Rawlinson Peter Terrabuio 

Administrador de empresas, filósofo e empreendedor seria, cofundador e CEO da BEENOCULUS empresa brasileira, líder do mercado de soluções para realidade virtual na América Latina e CMO da JUNGLEBEE produtora de conteúdos em XR e da BEETOOLS a mais inovadora e disruptiva escola de idiomas do mundo. Nos últimos 25 anos co-fundou e fez a gestão de empresas inovadoras nas áreas de sistemas de energia (T&T Company Brasil), eletrônica embarcada (TWT Embedded Solutions) e software houses (E-DUC e BEETECH. Ex Presidente do Parque de Software de Curitiba (Gestão 2014-2016).

  • 17/09/2019 – 17h00 às 17h50
  • INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICACOES / INATEL
  • TEMA: 5G

5G – a próxima geração em tecnologia de comunicação celular – está em vias de ser implementada em economias desenvolvidas em um futuro próximo. A tecnologia 5G promete velocidades de dados pelo menos 10 vezes mais rápidas do que as atuais redes 4G e uma capacidade quase ilimitada de suportar tanto a crescente demanda do consumidor quanto, mais importante, os aplicativos emergentes do setor, como manufatura avançada e agricultura inteligente.

Wilson Cardoso

Vice-presidente da 5G Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1997. Possui 34 anos de experiência em telecomunicações desenvolvendo atividades em R&D, soluções e suporte técnico no Brasil, EUA, Colômbia, Alemanha e Cingapura e Chefe de soluções da Nokia para a América Latina.

Giovani Prado Siqueira 

Head of TIP Technology LATAM do Facebook. Também é Engenheiro Eletricista e Mestre em telecomunicações pelo INATEL, com educação executiva pela UNICAMP e Stanford Graduate School of Business (em curso). Iniciou carreira em Automação Industrial, e posteriormente em Telecomunicações ocupou diversos cargos em R&D, Gerenciamento de Produtos e Desenvolvimento de Negócios em empresas como Ericsson, Siemens e Nokia. Nos últimos 19 anos especializou-se e contribuiu em inúmeros projetos para aumentar e melhorar de conectividade de banda-larga móvel no mundo. Atualmente trabalha na empresa Facebook, onde lidera várias iniciativas do Telecom Infra Project (TIP) na América Latina para acelerar o ritmo da inovação na indústria.

João Henrique de Souza Pereira

Head of Culture, Engagement and Methodology no Grupo Algar. Possui formação em Eletrônica pela ETEFMC (1994), Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Triângulo (2000), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2003), MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), mestre em Redes de Próxima Geração pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutor em Internet do Futuro pela Universidade de São Paulo (2012) e pós-doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Professor na Universidade Federal de Uberlândia. Atua principalmente em: Inovação, Novas Soluções de Negócio, Métodos Ágeis, Internet do Futuro, Ontologia, Redes de Próxima Geração, Interface Cérebro Máquina e Treinamento de Super Dotados.

  • 17/09/2019 – 18h00 às 18h50
  • ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas 
  • TEMA: INTERNET DA COISAS (IoT)

PROGRAMAÇÃO DIA 2

  • 18/09/2019 – 14h00 às 14h50
  • Organizador: Embarcados
  • TEMA: SISTEMAS EMBARCADOS

Computadores embutidos, às vezes chamados de microcontroladores ou computadores em um único chip, podem ser considerados – essencialmente – dispositivos compostos por um processador dedicado com finalidade de executar uma aplicação específica, diferentemente de computadores de propósito geral. Para tal, esses dispositivos apresentam, em menor quantidade, os mesmos elementos de um computador reunidos um único chip.

São utilizados em projetos de sistemas eletrônicos, tendo como principal função a execução de uma aplicação, ou conjunto de aplicações, relacionadas como um único sistema. Isto é, existe um programa que é embutido no microcontrolador e que interage com o meio externo. Considerando isso, tais sistemas são chamados de sistemas eletrônicos embarcados

  • 18/09/2019 – 15h00 às 15h50
  • Organizador: CTI Renato Archer
  • TEMA: IMPRESSÃO 3D

A impressão 3D, também conhecida como tecnologia de impressão aditiva, permite que os fabricantes desenvolvam objetos usando um arquivo digital e vários materiais de impressão. Os materiais usados ​​na impressão 3D incluem vários tipos de polímeros, metais e cerâmicas. A impressão 3D oferece metodologias que podem tornar a fabricação de projetos complexos uma realidade aparente. Os fatores que impulsionam o mercado de impressão 3D são a redução de erros, a redução no custo e no tempo de desenvolvimento e a capacidade de criar produtos personalizados. Além disso, espera-se que o aumento nas aplicações em saúde, na  industria automobilística, aeroespacial e em vários outros setores com oportunidades lucrativas de crescimento.

Pedro Yoshito Noritomi

Coordenador do Grupo de Bioengenharia do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

  • 18/09/2019 – 16h00 às 16h50
  • Organizador: Brasscom – Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação
  • TEMA: INTEROPERALIDADE EM PROJETOS DE IOT

Com a tecnologia da Internet das Coisas (IoT), diversos objetos físicos estão sendo conectados através da infraestrutura de Internet. As inúmeras possibilidades de soluções aumentam a cada ano, trazendo maior complexidade para a comunicação entre as diferentes plataformas.

Há diversos formatos de dados, interfaces de programação de aplicações (APIs) e infraestruturas necessária e fornecidas para viabilizar a solução.

Neste painel, empresas de tecnologia líderes de mercado, abordaram o desafio da interoperabilidade de IoT e as tendências para facilitar/habilitar a integração de diferentes bases de dados em uma comunicação integrada.

  • 18/09/2019 – 17h00 às 17h50
  • Organizador: Associação Brasileira de Inteligência Artificial / ABRIA
  • TEMA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial é baseada no princípio de que a inteligência humana pode ser definida de uma maneira que uma máquina possa facilmente imitá-la e executar tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. Os objetivos da inteligência artificial incluem aprendizagem, raciocínio e percepção. A IA está evoluindo continuamente para beneficiar muitos setores diferentes. As máquinas são conectadas usando uma abordagem interdisciplinar baseada em matemática, ciência da computação, linguística, psicologia e muito mais.

Palestrantes

Luiz Macedo

Vice Presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial – ABRIA e CEO AllGoo

Fernando Lopes

Secretário Geral da Associação Brasileira de Inteligência Artificial – ABRIA e Diretor da MVisia

 

Valter Wolf

Diretor da Associação Brasileira de Inteligência Artificial – ABRIA e Diretor da MEF

  • 18/09/2019 – 14h00 as 14h50
  • Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial / Aureside
  • TEMA: DOMÓTICA

Tecnologias Disruptivas levaram a uma renovação no mundo de Domótica. Novos fabricantes chegaram ao mercado com dispositivos focados em uma tarefa ou funcionalidade específica e projetaram esses dispositivos para serem extremamente acessíveis usando aplicativos móveis. Com os avanços tecnológicos em controle de voz e inteligência artificial, o assistentes inteligentes agora são um centro de controle viável para as casas/edifícios conectados. Gigantes da tecnologia e novos players desenvolvem soluções fornecidas por meio de dispositivos existentes e de novos produtos independentes.