EVENTO GRATUITO

Como a indústria está colaborando para melhores resultados e quais tecnologias estão sendo adotadas pelos principais players?

Os núcleos tecnológicos da Technology Hub Brasil serão o foco dos debates sobre implementação nas plataformas verticais de negócios, abordando o avanço e a implementação da IOT, RPA, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada & Virtual, AI, 5G, Machine Learning, Impressão 3D e demais tecnologias disruptivas.

Prepare-se para imergir no presente e futuro do universo das tecnologias disruptivas que estão mudando o mundo.

Veja como estão mudando a sistemática dos negócios, desde o planejamento até a execução.

PROGRAMAÇÃO DIA 1

  • 17/09/2019 – 14h00 às 14h50
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMAÇÃO / GS1 BRASIL
  • TEMA: AUTOMAÇÃO / RFID

A automação é um sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano.

A RFID é uma tecnologia que, através da frequência de rádio, captura informações de pessoas e objetos armazenadas em microchips. Essa tecnologia pode ser comparada ao código de barras, mas em vez de barras, a RFID utiliza as chamadas tags (etiquetas em inglês) contendo as informações a serem identificadas.

Palestrantes

GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação

A GS1 Brasil, é  uma associação multissetorial sem fins lucrativos, que tem como propósito implementar e disseminar padrões de identificação de produtos.

Roger Davanso

Atua na área de engenharia de aplicações e operações RFID na CCRR desde 2012, apoiando os parceiros e seus projetos. Contribuiu para a criação e implementação da fábrica de RFID da CCRR e vem participando de suas expansões. Trabalha com RFID desde 2008, é formado em engenharia elétrica, com especializações e cursos voltados para a tecnologia RFID, inclusive no exterior.

Alexandre Santos

RAIN RFID Sr. Solutions Engineer for Latin America at Impinj.

Arquiteto/Desenvolvedor de Software com experiência em desenvolvimento Web, Middleware, Backend, RFID, suporte ao cliente, gerenciamento de times, requisitos, gerência de configuração e deployment em ambientes de produção.

Especialista em RFID e Metodologias Ágeis e também trabalha como Consultor para Infra de TI e Segurança da Informação.

  • 17/09/2019 – 15h00 às 15h50
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INTERNET INDUSTRIAL / ABII
  • TEMA: INTERNET INDUSTRIAL 

A crescente inclinação das fábricas para melhorar o processo de fabricação – incluindo a Internet das Coisas Industrial (IIoT) em seu ecossistema –  está levando à maior demanda da tecnologia. A IIoT auxilia na manutenção preditiva de ativos, permitindo economias em relação a reparos programados, reduzindo os custos gerais de manutenção e eliminando interrupções. A IIoT testemunhará um aumento de demanda porque as tecnologias de fabricação digital oferecem imensos benefícios aos fabricantes, com a cadeia de suprimentos conectada e permitindo a personalização, flexibilidade e conformidade aos regulamentos.

Palestrantes

Gustavo Gattass Ayub

Sr Product Marketing Manager – MICROSOFT

Tema: ”Transformação Digital e Industria 4.0”

Ricardo Gonçalves

Diretor da Pollux

Bacharel em Sistemas de Informação, pós-graduado em logística, possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e formação em Business Marketing Strategy and Branding pela Kellogg School of Management, certificação na Índia em Teoria das Restrições pela Goldratt School. Desenvolveu sua carreira executiva em empresas de tecnologia, onde contribuiu em diferentes departamentos liderando times no Brasil, América do Norte e Europa, tendo ocupado posição de CEO nos Estados Unidos. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Pollux e integrante da Força Tarefa de Negócios na ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial).

Bruno Lupetti

Gerente Regional Pepperl+Fuchs

Tema: ”Sensores Smart, un dos pilares da Industria 4.0”

  • 17/09/2019 – 16h00 às 16h50
  • XRBR l HUB BRASILEIRO DE X-REALITY 
  • TEMA: REALIDADE VIRTUAL (RV) & REALIDADE AUMENTADA (RA)

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são tecnologias que estão inseridas no contexto da transformação digital pela qual todos os setores, mercados e empresas estão passando. Juntamente com outros aceleradores de inovação (robótica, AI, big data e wearables), as tecnologias imersivas podem gerar eficiências, transformar setores estabelecidos e criar novas oportunidades de negócios.

Nesse painel, especialistas do XRBR (associação que representa o segmento no Brasil) irão apresentar um overview do mercado, discutir tendências e falar das oportunidades de um mercado que cresce de forma acelerada e projeta faturamento de +200 Bi de dólares para os próximos 3 anos.

Palestrantes

Flavio Mayerhofer

Fundador do Studio XR e Diretor Executivo do XRBR. Realizador XR com mais de quatro anos de experiência em realidade virtual, especialista em fotografias e filmes 360°. Atuante há mais de 20 anos em tecnologia e audiovisual com projetos realizados com grandes empresas, tais como: HBO, ESPN, Petrobras, Mclaren, Claro, Serasa, L’Oréal, Accor Hotels. Flavio dedica-se à conexão dessas novas tecnologias com o mercado contemporâneo.

Leonardo Ferro

Economista com especialização em finanças. Empreendedor dos segmentos de produção de conteúdo e tecnologia (Brasil e Europa). Experiência de 8 anos atuando no mercado financeiro (BTG Pactual), CPA-20 pela Anbima e membro do conselho fiscal do XRBR.

Rawlinson Peter Terrabuio 

Administrador de empresas, filósofo e empreendedor seria, cofundador e CEO da BEENOCULUS empresa brasileira, líder do mercado de soluções para realidade virtual na América Latina e CMO da JUNGLEBEE produtora de conteúdos em XR e da BEETOOLS a mais inovadora e disruptiva escola de idiomas do mundo. Nos últimos 25 anos co-fundou e fez a gestão de empresas inovadoras nas áreas de sistemas de energia (T&T Company Brasil), eletrônica embarcada (TWT Embedded Solutions) e software houses (E-DUC e BEETECH. Ex Presidente do Parque de Software de Curitiba (Gestão 2014-2016).

  • 17/09/2019 – 17h00 às 17h50
  • INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICACOES / INATEL
  • TEMA: 5G

5G – A próxima geração em tecnologia de comunicação celular – está em vias de ser implementada em economias desenvolvidas em um futuro próximo. A tecnologia 5G promete velocidades de dados pelo menos 10 vezes mais rápidas do que as atuais redes 4G e uma capacidade quase ilimitada de suportar tanto a crescente demanda do consumidor quanto, mais importante, os aplicativos emergentes do setor, como manufatura avançada e agricultura inteligente.

Wilson Cardoso

Vice-presidente da 5G Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1997. Possui 34 anos de experiência em telecomunicações desenvolvendo atividades em R&D, soluções e suporte técnico no Brasil, EUA, Colômbia, Alemanha e Cingapura e Chefe de soluções da Nokia para a América Latina.

Giovani Prado Siqueira 

Head of TIP Technology LATAM do Facebook. Também é Engenheiro Eletricista e Mestre em telecomunicações pelo INATEL, com educação executiva pela UNICAMP e Stanford Graduate School of Business (em curso). Iniciou carreira em Automação Industrial, e posteriormente em Telecomunicações ocupou diversos cargos em R&D, Gerenciamento de Produtos e Desenvolvimento de Negócios em empresas como Ericsson, Siemens e Nokia. Nos últimos 19 anos especializou-se e contribuiu em inúmeros projetos para aumentar e melhorar de conectividade de banda-larga móvel no mundo. Atualmente trabalha na empresa Facebook, onde lidera várias iniciativas do Telecom Infra Project (TIP) na América Latina para acelerar o ritmo da inovação na indústria.

João Henrique de Souza Pereira

Head of Culture, Engagement and Methodology no Grupo Algar. Possui formação em Eletrônica pela ETEFMC (1994), Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Triângulo (2000), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2003), MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), mestre em Redes de Próxima Geração pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutor em Internet do Futuro pela Universidade de São Paulo (2012) e pós-doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Professor na Universidade Federal de Uberlândia. Atua principalmente em: Inovação, Novas Soluções de Negócio, Métodos Ágeis, Internet do Futuro, Ontologia, Redes de Próxima Geração, Interface Cérebro Máquina e Treinamento de Super Dotados.

José Gontijo

José Gontijo é Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil.

  • 17/09/2019 – 18h00 às 18h50
  • VIVO
  • TEMA: LPWA – NOVA REDE IOT

As redes Low Power Wide Area (LPWA) surgiram para conectar milhões de “coisas” com melhor cobertura, menor custo de conexão e menor consumo de bateria.

Atuamos com as redes NB-IoT e LTE-M que está sendo especificada para atender aplicações de LPWA utilizando frequências licenciadas.

Como as novas formas de conexão impactam o mercado de IoT, quais os benefícios dessa nova rede, quais as vantagens, o posicionamento da Vivo, como enxergamos essa nova tecnologia e nossa cobertura.

Palestrante:

Mauricio Siqueira HuffelGerente de Produtos e Marketing de inovação e conectividade

Gerente de Marketing-Produtos na área de inovação e serviços Digitais. Graduação em desenvolvimento de aplicações e Pós-Graduação em Marketing. Mais de 15 anos de experiência no segmento de Telecom em gerenciamento de produtos móveis e serviços de valor agregado, desenvolvimento de projetos e novos negócios M2M-IoT. Participou ativamente na implementação de serviços baseados em novas tecnologias de redes (Wi-Fi, 3G-4G, LPWA), plataformas IoT e dispositivos conectados.

PROGRAMAÇÃO DIA 2

  • 18/09/2019 – 14h00 às 14h50
  • EMBARCADOS
  • TEMA: Desafios prototipagem de hardware para IoT no Brasil

Durante esse painel será discutido sobre os desafios para prototipagem e validação de projetos de hardware para se colocar um produto IoT no Brasil. Serão apresentados cases reais e compartilhadas as experiências.

Fabio Souza

Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Thiago Lima

Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, contabilizou 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidera boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador.  RIT. startup do programa.

Bruno Scarpin

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, de 2010 a 2013 participou de um projeto de pesquisa em Conformação por Fluência com Envelhecimento, resultado de uma parceria entre o Laboratório de Engenharia de Fabricação e a EMBRAER, sob o suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Em 2012, realizou um Estágio de Pesquisa no Exterior no POSTECH – GIFT – Graduate Institute of Ferrous Technology (Coréia do Sul).

João Nilton Henrique da Rosa

Graduado em Engenharia Elétrica, especialização em projeto de sistemas digitais pela SAE Brasil.  Atualmente é sócio fundador da HENSYS, empresa que oferece ao mercado brasileiro serviços de desenvolvimento e manufatura de hardware de qualidade.

  • 17/09/2019 – 15h15 às 16h00
  • FIAP
  • TEMA: A Realidade Dura e Crua da IA

Transformação Digital e Inteligência Artificial com toda certeza são alguns dos assuntos mais discutidos no mundo atualmente. Noticias de que a Inteligência Artificial irá mudar o modo como as pessoas vivem e trabalham são vinculadas a todo o momento. Nesta mesma “onda” estudei o assunto, ensinei sobre o assunto e palestrei sobre assunto, porém agora estou vivendo um momento diferente, onde respiro 24 horas de maneira profissional este assunto, e este caminho não é tão belo quanto parece. Venha ver a realidade!

Eduardo Endo

Head de Produtos Digitais Cognitivos na Mutant e Consultor de Inovação. Apaixonado por TECH, Inovação e principalmente Pessoas. Acadêmico na FIAP. Speaker em eventos nacionais e internacionais incluindo uma palestra sobre inovação no SXSW.

  • 18/09/2019 – 16h00 às 16h50
  • BRASSCOM – Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação
  • TEMA:  INTEROPERABILIDADE EM PROJETOS DE IOT

Com a tecnologia da Internet das Coisas (IoT), diversos objetos físicos estão sendo conectados através da infraestrutura de Internet. As inúmeras possibilidades de soluções aumentam a cada ano, trazendo maior complexidade para a comunicação entre as diferentes plataformas.
Há diversos formatos de dados, interfaces de programação de aplicações (APIs) e infraestruturas necessária e fornecidas para viabilizar a solução.
Neste painel, empresas de tecnologia líderes de mercado, abordaram o desafio da interoperabilidade de IoT e as tendências para facilitar/habilitar a integração de diferentes bases de dados em uma comunicação integrada.

Palestrantes:

Álvaro Gabriele

Profissional de TI com 35 anos experiência, formado em Engenharia Eletrônica e especialização em Tecnologia & Inovação.

Como Diretor e Coordenador em empresas da área corporativa e governamental, exerceu carreira focada em desenvolvimento novos produtos, sempre com espírito de pioneirismo, contribuiu para o lançamento de tecnologias que hoje se destacam no pais, como por exemplo, automação bancária, conceito poupa-tempo, streaming para web TV. No momento lidera área de IoT na Mtel Tecnologia.

Omar Rodrigues

Diretor de Negócios para Healthcare, Life Sciences e Seguros da DXC Technology para América Latina Sul

Omar Cascudo Rodrigues é diretor de negócios para Healthcare, Life Sciences e Seguros da DXC Technology no Brasil e demais países da América Latina Sul. O executivo lidera a jornada dos clientes desses segmentos para a transformação digital, identificando os desafio

Eduardo Terzariol

Gerente de software services na Logicalis, responsável pela área de P&D da plataforma IoT EUGENIO e de outras soluções inovadoras como Big Data, Inteligência Artificial e Blockchain.

Formado em engenharia elétrica e com MBA em business management pela, está na Logicalis desde 2013 e já teve experiências em outras empresas como Motorola, CPqD e Trópico Telecomunicações avançadas.

Gustavo Guimarães Brito

Mais de 20 anos implantando tecnologias em segmentos industriais, lidera um time de “loucos apaixonados” onde as mudanças que estão revolucionando a indústria são partes de seu DNA. A partir de abordagens inovadoras, soluções co-criadas e disruptivas são idealizadas com um propósito cultural: ajudar na transformação das instituições de eficiência escalável em instituições de aprendizagem escalável.

Guilherme Artuso

Administrador de Empresas da EAESP FGV com MBA no Insper e experiência em consultoria e em empresas de tecnologia: PwC, Value Partners, Accenture, Oracle e BMC. Possui grande vivência em projetos de estratégia (novos modelos de negócio, entrada em novos mercados e program management), estratégia de tecnologia (planejamento estratégico de TI, modelo de governança, seleção de pacotes), mudança de processos e implantação de sistemas (CRM, ERP, EPM, BI) nos segmentos de Telco, Financeiro, Varejo e Setor Público.

  • 18/09/2019 – 17h00 às 17h50
  •  ABRIA / Associação Brasileira de Inteligência Artificial 
  • TEMA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial é baseada no princípio de que a inteligência humana pode ser definida de uma maneira que uma máquina possa facilmente imitá-la e executar tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. Os objetivos da inteligência artificial incluem aprendizagem, raciocínio e percepção. A IA está evoluindo continuamente para beneficiar muitos setores diferentes. As máquinas são conectadas usando uma abordagem interdisciplinar baseada em matemática, ciência da computação, linguística, psicologia e muito mais.

Palestrantes:

Luiz Macedo

Vice Presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial – ABRIA e CEO AllGoo

Fernando Lopes

Secretário Geral da Associação Brasileira de Inteligência Artificial – ABRIA e Diretor da MVisia

 

Valter Wolf

Diretor da Associação Brasileira de Inteligência Artificial – ABRIA e Diretor da MEF

  • 18/09/2019 – 18h00 às 18h50
  • FIAP
  • TEMA: IMPRESSAO 3D

“Já pensou em imprimir peças, brinquedos, objetos, maquetes, e até próteses em uma impressora 3D? Parece conversa de filme de ficção científica, mas hoje tudo isso e muito mais é possível. A impressão 3D atualmente é utilizada nas mais diversas áreas, como design, prototipação, tecnologia, saúde e outras. Venha entender sobre o que é impressão 3D, suas aplicações de mercado, no dia a dia das pessoas e como funciona o processo.”

Palestrante:

Winna Zansavio

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUCSP (Bolsa CAPES), Formada em Tecnologia em Jogos Digitais. Atua como docente nos curso de Produção Multimídia e Jogos Digitais da Fiap. Professora do curso livre Shift de Marketing Digital e do MBA de Digital Data Marketing na Fiap. Atuou na área de mídias sociais e SEO e realiza consultorias para empresas. Entusiasta e pesquisadora na área de Tecnologia, Marketing, Design Digital, Games e Storytelling.