Referência em Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo, a Mind Makers alia Inteligência Artificial e Internet das Coisas na Sala de Aula Inteligente. A nova solução tecnológica, que apoia de modo significativo a aprendizagem ativa, será apresentada pela primeira vez na Bett Brasil Educar 2019 e estará em todas as escolas da Mind Makers a partir do segundo semestre.

Na Sala de Aula Inteligente, o material usado dentro da classe está conectado à internet – e entre si. Eles ainda podem ser programados por alunos de todas as idades. Segundo Paulo Alvim, diretor responsável pela disciplina de Pensamento Computacional da Mind Makers, a nova sala de aula foi concebida para ser hackeada pelos alunos. “Ela funciona como um incrível laboratório do pensamento computacional onde eles podem explorar soluções sofisticadas, programando de modo acessível e abusando da criatividade digital”, afirma.

Não somente os computadores (Raspberry Pi) da sala, mas robôs (Sphero, mBot), wearables (micro:bit) e inventos eletrônicos (littleBits, Makey Makey, Arduino) também podem atuar como componentes de soluções criativas dos alunos.

A sala de aula pode ser controlada pelo professor através do Assistente de Voz Mind Makers, outro lançamento pioneiro da Mind Makers que estará presente na feira. Além de controles operacionais por voz para desligar e ligar equipamentos, o professor pode ordenar ao assistente executar ‘a próxima atividade do plano de aula’, por exemplo. O assistente então comunica à sala de aula, que se adapta automaticamente: se a atividade é expositiva, a sala exibe o vídeo no monitor do instrutor; se é um desafio de programação, disponibiliza os links corretos nos computadores dos alunos; se é abertura de um novo projeto, abre o sorteio de equipes e líderes; e assim por diante.

O Assistente de Voz Mind Makers transcende a sala de aula, podendo ser usado a partir de qualquer smartphone também por pais e alunos, ajudando nas ’missões de casa’. Basta pedir para ‘rever o vídeo expositivo aula de hoje’ para ‘relembrar um termo do glossário’ ou mesmo por logins e senhas esquecidos.

Recommended Posts